Como saber se o e-mail é falso?

Sempre surge aquela dúvida na hora de abrir um e-mail não é mesmo? Quem nunca? Bom saiba que você não esta sozinho e quase todo mundo é receoso ao abrir um e-mail.

O que muitos não sabe é que da para evitar cair em golpes do boleto etc.. nós vamos ensinar a você não cair mais nesse golpe e até mesmo repassar isso para que outras pessoas não caiam nessa armadilha digital.

De forma bem ilustrativa vamos mostrar onde você pode ver ok? Primeiro entenda o que é um domínio.

Nome de domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

No nosso caso o nosso domínio é: onairpublicidadedigital.com

Bom mais o que isso tem haver? Absolutamente tudo! O que você precisa entender é que um e-mail profissional ele sempre tem um domínio por trás dele sabia? Vou te mostrar olha o nosso e-mail: contato@onairpublicidadedigital.com , repare que depois do @ começou o nosso domínio!

É ai que entra os golpes, digamos que você precise nos fornecer um pagamento mensal via boleto de pagamento ok? Um estelionatario pode simplesmente criar um dominio assim onaiirpublicidadedigital.com.br, repare que eu coloquei duas vezes o “ii” quase que passando despercebido. Com esse dominio muito parecido com o nosso ele pode ir la e criar um email digamos, contato@onaiirpublicidadedigital.com.br

Você já consegue perceber que é facilmente manipulado.

Ah mais e o corpo do e-mail é tudo igual! Sim isso é bem fácil de fazer, na verdade é  mais fácil que criar o email.

E os dados pessoas que vinheram certinho e mesmo assim tomei golpe? Bom caso você tenha sofrido algum golpe com informações pessoas no boleto que confere com os dados distintos como exemplo fornecedores de televisão por assinatura.

Você pode acionar diretamente a empresa e registrar um boletinho de ocorrência, pois seus dados foram vazados por terceiros e sabe se lá o que eles vão fazer.

tenor

Bom mais e na prática, como eu devo agir? Tudo o que você precisa fazer é abrir o remetente de todos os e-mail que você recebeu e veja se trata de um domínio principal!

Exemplo da operadora CLARO o seu domínio principal é CLARO.COM.BR então um email exemplo@claro.com.br e exemplo2@claroo.com.br você já sabe qual deve confiar né?

É muito importante também utilizar dos recursos de débitos automáticos, assim ninguém sai perdendo, a medida que a tecnologia avança, coisas boas e ruins vem junto.

Abaixo veja um exemplo de e-mail falso circulando pela internet, uma pessoa recebeu um e-mail da empresa PayPal cujo domínio é paypal.com e variações de /br/ etc.. porem no remetente veja só o domínio.

Repare que o domínio é completamente pretensioso e nada haver com o domínio principal da empresa PayPal. Então ao clicar no botão certamente você poderia esta fornecendo seus dados para criminosos!

Então é isso espero que tenham gostado dessa matéria! Até mais.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *